segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Curiyo faz buscas em múltiplos sites com um só clique

O Curiyo, uma extensão para browsers, permite fazer pesquisas sobre palavras encontradas na web sem sair da página que está sendo vista


Pesquisa no Chrome com a extensão Curiyo
Exame.com

Imagine que você esteja lendo uma notícia sobre a Síria na internet e queira saber mais sobre o presidente Bashar al-Assad ou sobre o gás sarin, que matou milhares de pessoas no país. Pesquisar um desses termos é mais fácil com o Curiyo, uma extensão para browsers que faz buscas em múltiplos sites com um só clique.

Iniciada a pesquisa, o Curiyo abre uma janela com abas que levam a resultados de buscas em diferentes sites -- Wikipedia, YouTube, Twitter, Wiktionary, Google Tradutor (onde é possível ver a tradução da palavra em vários idiomas) e outros. Os sites consultados variam conforme o termo pesquisado.

A janela pode ser movida para qualquer lugar da tela, de modo a não encobrir o conteúdo que está sendo visto no browser. Ela tem também um ícone para compartilhar os resultados de buscas via e-mail e redes sociais.

O Curiyo tem versões para Chrome, Internet Explorer, Firefox e Safari. Quando ele é instalado, o browser passa a mostrar algumas palavras sublinhadas (com uma discreta linha pontilhada) em determinados sites. Esses destaques demoram alguns segundos para aparecer na página.

Um clique numa dessas palavras abre a janela com informações. Mas o usuário também pode dar um clique longo em qualquer palavra ou expressão selecionada (mas isso não funciona se a palavra estiver associada a um link da página). 

Nesse caso, o Curiyo exibe uma barrinha que assinala a passagem do tempo. Mantendo-se o botão do mouse pressionado por um instante, a pesquisa é iniciada. Na teoria, a extensão pode tornar o browser mais lento, mas isso não chegou a incomodar em nossos testes. 

O Curiyo foi desenvolvido pela empresa israelense de mesmo nome. O fundador Bob Rosenschein já havia criado, antes, o site Answers.com. Seu plano é ganhar dinheiro por meio de acordos com provedores de conteúdo, que passarão a pagar para ter seus sites incluídos entre os resultados de buscas. 

O Curiyo pode ser baixado no site da empresa. Os autores prometem lançar, em breve, um app para dispositivos móveis. Veja o software em ação num vídeo de divulgação:

Um comentário: