terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mouse de Steve Jobs é encontrado em cápsula do tempo perdida

Mouse deixado por Jobs em uma cápsula do tempo que ficou três décadas perdida foi finalmente retirado de dentro do tubo junto com outros itens

Jovem Steve Jobs
Divulgação
Na semana passada, a equipe do programa “Diggers” (Escavadores), veiculado no canal da National Geographic, conseguiu encontrar a “Cápsula do Tempo de Steve Jobs”, perdida há 30 anos em algum lugar da cidade de Aspen, nos EUA. A boa notícia é que um dos itens mais procurados foi encontrado em bom estado: o mouse que Steve Jobs usava no Lisa, um dos primeiros computadores da Apple.

A cápsula do tempo foi enterrada nos idos de 1983, durante cerimônia de encerramento de uma conferência de design da qual o ex-CEO da Apple participou. Na época, foi solicitado que cada um dos palestrantes escolhesse um objeto para ser colocado dentro do tubo que foi em seguida coberto por terra.

A ideia original era a de desenterrar a tal cápsula em 2000, mas, por motivos desconhecidos, isto não foi feito. Anos depois, quando a organização finalmente decidiu procurá-la, perceberam que não mais sabiam a sua localização exata. Mas aí a equipe do “Diggers” entrou na jogada.

A cápsula foi finalmente encontrada e desenterrada na semana passada. Na ocasião, a equipe notou que não poderia retirar os objetos de dentro do tubo imediatamente, uma vez que, depois de três décadas embaixo da terra, a condição dos itens era desconhecida.

De acordo com o site CNET, que cobriu com afinco o processo de busca e abertura da “Cápsula do Tempo de Steve Jobs”, o mouse de Jobs estava escondido em meio a dezenas de outros objetos. Segundo imagens obtidas pelo site, a peça se encontra em bom estado, mas ainda não se sabe se poderia funcionar.

Além do mouse, foram encontrados ainda um disco com um mapa em 3D da cidade de Aspen, dois cubos de Rubik e várias fitas VHS. Outros itens que também estavam na mira dos escavadores eram as seis latas de cerveja que foram colocadas na cápsula por Harry Tague, presidente da conferência.

Bom, segundo a CNET, as cervejas da marca Ballantine foram encontradas em boas condições. Mas o site não soube informar se algum membro do programa arriscou abrir uma delas para se refrescar. E foi justamente tendo este objetivo em mente que Tague decidiu colocá-las na cápsula: “O cara que desenterrar isso aqui estará suado e irá apreciar uma cerveja.”

Um comentário: