segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Microsoft libera app para iOS e Android que permite controlar computador

Divulgação
Divulgação
Seguindo o lançamento do sistema operacional Windows 8.1 nesta quinta-feira (17), a Microsoft liberou o aplicativo Remote Desktop para iOS e Android. O programa permite controlar um computador remoto com sistema Windows por meio de um smartphone ou tablet.

O aplicativo é baseado no protocolo RDP (Remote Desktop Protocol), o mesmo utilizado em uma aplicação da própria empresa para acessar remotamente outros desktops ou servidores. Segundo a Microsoft, será possível acessar qualquer versão do Windows, desde que ele tenha a funcionalidade de acesso remoto ativada.

Após instalar o aplicativo, a pessoa que quer acessar o computador remotamente precisa saber o endereço IP (número que identifica uma estação em uma rede). Após isso, basta navegar pela tela do smartphone ou tablet como se estivesse usando o próprio computador, só que com tela sensível ao toque.

O acesso remoto pode ser usado tanto por profissionais para tentar consultar algum arquivo no computador de caso, como para funcionários da área de TI (Tecnologia da Informação) para prestar suporte a usuários.


A possibilidade de acessar computadores por meio de dispositivos móveis não é nova. Programas como o LogmeIn já efetuam a tarefa nas mesmas plataformas.

Os programas podem ser baixados gratuitamente na Google Play, loja de conteúdos Android, e na App Store, loja de aplicativos da Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário